Review | Breaking Bad 5x14 "Ozymandias" | Bang Bang Escrevi

Review | Breaking Bad 5x14 "Ozymandias"

17 de set de 2013
Essa é o tipo de review que até do nome do episódio você sente orgulho. Breaking Bad veio quebrando recordes desde sua estreia em 2008 e com Ozymandias não seria diferente acompanhe agora essa review sensacional.
Antes de começar a review, vamos ao texto traduzido do primeiro promo do retorno dessa temporada, que recebe o nome de Ozymandias.

Eu encontrei um viajante de uma antiga terra
Que disse: — Duas imensas e destroncadas pernas de pedra
Erguem-se no deserto. Perto delas na areia
Meio enterrada, jaz um semblante despedaçado, cuja carranca
E lábio enrugado e sorriso de frio comando
Dizem que seu escultor leu bem as suas paixões
Que ainda sobrevivem, estampadas nessas coisas inertes,
A mão que deles zombou e o coração que os alimentou.

E no pedestal aparecem estas palavras:
"Meu nome é Ozymandias, rei dos reis:
Contemplai as minhas obras, ó poderosos e desesperai-vos!"

Nada de restos mortais ao seu lado, ao redor a decadência
Daquele destroço colossal, vasto e à mostra
As areias solitárias e planas se espalham para longe.

PARALELOS || Uma coisa que você precisa saber sobre Breaking Bad, tudo se trata de paralelos. As cenas, os personagens e os elementos apenas envelhecem, mas não saem do lugar.
Essas são imagens da abertura de Ozymandias.
Tudo começa com um flashback. Uma ligação de Walter para Skyler, com imagens da primeira temporada, na primeira viagem para cozinhar que ele e Pinkman fizeram, além do momento nostálgico a cena mostra as fraquezas de Walter, a dificuldade que tinha para mentir e os resquícios da sua profissão de professor. Ele ligou apenas para falar que se atrasaria para jantar.

A QUEDA || Claro que a pessoa que acha que é o Rambo só porque tem uma 12 na mão seria a primeira a morrer... De volta para o futuro, o corpo do Steven Gomez jaz e Hank levou um tiro na perna, ainda sem querer que mais mortes aconteçam Walter tenta negociar com Jack, o tio nazista de Todd, Walter revela que tem dinheiro e que Hank é da família. Porém não há negociação e Jack mata Hank.
Walter deve sentir-se culpado e cai no chão. Jack, que não é besta percebeu que os números que Walter passou como coordenadas não são apenas a indicação de um lugar, mas de uma coisa, assim descobrem o dinheiro de White, ainda deixam um barril para ele e Walter cobra a morte de Pinkman, que talvez, agora, seja o culpado de tudo na cabeça conturbada dele. Enquanto, Walter estava no chão ele descobriu que Pinkman estava debaixo do carro e diz onde ele está para Jack.
Todd dá um jeito de salvá-lo, mas aqui eu ainda não desconfiava o motivo, mas no decorrer do episódio deu pra perceber que pode ser por duas razões. Uma, ele sabia que White iria fugir e não teria ninguém para ajudar a cozinhar, e talvez, ele não colaborasse mais depois que levaram seu dinheiro; segunda, para surpreender Lydia. Antes de mudarem de cena Walter ainda dá seu último golpe de crueldade em Pinkman, contando que poderia ter salvado Jane, por ter assistido a sua overdose, mas que não quis.

MARIE, SKYLER E JUNIOR || Em grandes momentos que os personagens aparecem... Junior sempre esteve meio de lado na série, mas em momentos decisivos aparece pra dar um show, depois de Marie contar para Skyler que ela deveria contar a verdade a ele e que Hank ligou avisando que Walter estava preso. Incrédulo, ele sai nervoso da cena e logo depois estão voltando para casa.

PINKMAN || Depois do Otto de Sons of Anarchy, Pinkman é o personagem que mais se ferrou em série de todos os tempos e Aaron Paul não estava brincando quando disse que a sua pior cena ainda não tinha ido ao ar. No take seguinte o vemos todo machucado e que sendo obrigado a cozinhar se quiser continuar vivo e proteger as pessoas que ama.

OZYMANDIAS || Walter, depois de largado no deserto com seu carro e um dos 7 barris de dinheiro dirige de volta pra casa, mas fica sem Gasolina... Ele empurra o galão sob o sol escaldante do deserto e chega até a casa de um índio onde compra a sua caminhonete. De volta para casa começa a arrumar as malas para fugir, quando Junior e Skyler chegam e começa a discussão. Skyler quer saber onde está Hank e Junior a verdade. Walter perde a paciência e Skyler conclui que Hank está morto, lembra-se dos paralelos?  Essa é cena do começo, durante a ligação, com a desse momento:
As facas e o telefone são mostrados, como se fosse uma escolha que ela poderia fazer, contar a Marie sobre Hank, ou atacar White. Depois de um momento de hesitação ela pega a faca e diz para Walter desaparecer e nunca mais voltar, ele tenta se aproximar dela e ela o ataca. Walter e Skyler brigam pela faca, Junior entra na confusão, separa-os e liga para policia, Walter foge e no caminho pega a pequena Holly.
Skyler percebe o silêncio e aqui vemos uma mãe desesperada...
Tudo está aos pedaços... No flashback do começo do episódio Skyler diz que conseguiu vender uma estátua que White comprou ela chama-a de "Horrível palhaço de chora" e depois de vermos Walt trocando a pequena Holly e a criança chamando pela mãe, um momento de remorso, um Amber Alert e uma ligação de White é isso que vemos.
Novamente em paralelo com a cena inicial. A luz é diferente para dar um clima mais obscuro, Skyler não sorri e quer a filha de volta. Mente sobre a polícia para White. White quebra o telefone e a câmera segue para a direita mostrando o corpo de bombeiros de Albuquerque, onde White deixa a criança.

NOVO COMEÇO || O episódio termina com o White esperando o "cara" do Saul, que pode dar uma nova identidade as pessoas. O mistério é saber o que Walt faz com cabelo em seu aniversário de 52 anos e pode-se esperar que ele vai caçar Jack. E talvez, esperamos que sim, resgate Jesse.
Reparei que esse foi um episódio muito do Walter White, o próximo eles podem priorizar mais a parte do Pinkman e encerrar com a decisão entre os dois. Seria sensacional se White fosse morto pelo Pinkman, mas é muito previsível. 

Breaking Bad 5x15 Promo "Granite State"


Leia mais sobre Breaking Bad.
Lei mais sobre Séries.
Victor Candiani

Uma pessoa que gasta muito tempo com livros, filmes e séries.

Comentários
1 Comentários
Um comentário:
  1. Muito legal sua analise tinha coisas que não percebi vlw mesmo e que venha o fim

    ResponderExcluir

 
Bang Bang Escrevi | Todo conteúdo está sob a proteção da licença Creative Commons 3.0.