Séries | Breaking Bad 5x13 "To'hajiilee" | Bang Bang Escrevi

Séries | Breaking Bad 5x13 "To'hajiilee"

10 de set de 2013
Para primeira review do blog, nada melhor do que começar com o pé direito... Episódio 5x13 de Breaking Bad "To'hajiilee" agora pra vocês aqui no Bang Bang. E se gostar não esqueça de curtir a nossa página...


Pra não deixar ninguém boiando na metanfetamina vou começar a review com um breve panorama da série. Afinal o que é Breaking Bad?
Minha resposta de fã, "crítico" e fanático por série há muito anos: Breaking Bad é aquela série que ninguém coloca uma ficha, que ninguém aposta e de repente ela estoura como um dos maiores sucessos da TV nos últimos anos. É aquela série que a cada Season Finale você fica de boca aberta e pensa "caralho, que foda" ou "vish, então era isso o tempo todo!" e você fica muito ansioso pelo o que virá na próxima temporada e o sucesso dela é espectro de boca-a-boca, porque quem assiste Breaking Bad, sabe exatamente o que indicar quando os amigos perguntam "E aí, tem alguma série boa pra indicar?" aí você responde "Sim, Breaking Bad é do caralho" 

A História em Si
Walter White é um professor de química do ensino médio sem muitas expectativas ou desejos voluptuosos e descobre que tem câncer. Seu cunhado, Hank trabalha para a DEA (aqui seria DENARC) e em uma apreensão convida Walt para ser expectador, no meio da confusão Jesse Pinkman, salta da janela e escapa e é quando Walt lembra dele como aluno. Hank mostra a grande quantidade de dinheiro apreendido, mesmo em uma pequena produção e nisso Walter vê uma chance de deixar algo para sua família já que não tem esperança de curar-se do câncer, como? Cozinhando metanfetamina. Essa é a base da história. Daqui pra frente você vê um império sendo construído.

Review mais do que especial :)
ABERTURA || O episódio abre com uma conversa de Lydia, Todd e seus tios sobre a qualidade da metanfetamina que está sendo produzida e sobre o produto final não ser azul. Se você não sabe por que é azul veja esse post. Todd demonstra uma queda por Lydia que aproveita-se disso para estimular o aprendizado e o acerto de Todd para a próxima remessa. Depois que Lydia vai embora o celular de Todd Toca e estamos de volta ao final do episódio 12, onde Walter diz que tem um trabalho para o tio de Todd.

O COMEÇO DA QUEDA || Hank está em uma reunião com seu amigo, Sg. Gomez sobre qual será o próximo passo já que o encontro com o Walter não deu certo. Gomez não está seguro quanto o sucesso dos planos e Hank mostra Pinkman no carro que resolve falar e explicar o que significa a frase do último episódio "atacar você onde você mora" e claro que ele estava falando do dinheiro. Pinkman aponta Huell como a pessoa que saberia aonde o dinheiro foi escondido. Hank prepara uma cena de cinema para forçar o Huell a falar os segredos de Walt.
Huell é levado para uma "safe house" (esconderijo) com o pretexto de que é para sua proteção. Lá Hank dá uma prensa nele e mostra uma foto que deixa Huell desesperado e que acaba abrindo o bico... Falando que encheu barris de dinheiro, onde alugou a van para o Saul, que teve que lavá-la depois quando o Walt voltou e que ele tirou uma pá lá de dentro.

FILHADAPUTAGEM || Walter vai até a reunião que Todd marca com seus tios e diz que o alvo é Jesse Pinkman e que a morte tem que ser rápida, sem sofrimento e indolor, porém, na hora de acertar o preço a gangue nazista se recusa a receber o dinheiro e só diz que fara o trabalho se Walter topar voltar a cozinhar. Walter aceita e diz que só fara mais uma vez. Por não saber onde Pinkman se encontra, Walter extrapola e desenterra personagens.
Vai até Andrea o "anjo da guarda" de Jesse nas reuniões dos Narcóticos anônimos e mãe do Brock garoto que o Walter fez uma coisa... Brock demonstra receio em cumprimentar o Mr. Walt, provavelmente ele reconheceu-o. Walt se faz de preocupado, dizendo que o Pinkman voltou a usar drogas e que tem medo dele ter feito algo pior, já que não responde suas ligações. Preocupada, Andrea faz uma ligação e deixa uma mensagem para Pinkmam, mas não é ele que a ouve e assim surge o segundo FDP da série.

ROLLING IN THE DEEP || Essa é a tomada mais divertida e emocionante do episódio começa com o Hank voltando frustrado da locadora de veículos e com a formulação de um novo plano. Depois com Junior, sem jeito, ajudando a mãe no caixa do lava-rápido e depois com a entrada do Saul para pagar uma lavagem. Junior o reconhece e aqui é a grande sacada dos produtores com um Spin-off em processo de avaliação estão introduzindo o personagem em diversos momentos na série, aprofundando sua personalidade e repetindo "melhor ligar para o Saul!" a todo momento...
Saul sai e Walter vai conversar com ele e assim descobre que Huell desapareceu e Saul está usando colete à prova de balas e uma camisa rosa. A obscura teoria das cores em Breaking Bad diz que a cor rosa precede a morte. E nessa cena mais uma deixa para o Spin-off de fundo tem um outdoor com a propaganda do Saul que fica bem no centro no momento da conversa entre Saul e Walter e depois vai pro canto direito.

SKYFALL || Walter volta para dentro do Lava-rápido e olha pelas janelas quando recebe uma foto no celular... TAN TAN TAN. Walter sai desesperado correndo, acelera o carro e conversa com Pinkman dizendo que já está chegando e que ele não deve mexer no que é dele e aqui temos um momento nostalgia com Jesse Pinkman e seus diálogos sensacionais: "Got my photo, Bitch?" e "Fire in the hole, Bitch!".  Walter que desde o retorno da temporada tem mostrado descuido, abaixou todas as muralhas e a fortaleza caiu. Em um momento de desespero ele confessa diversos crimes, como ter matado o Gus e atropelado os traficantes. Ele chega até o local onde enterrou o dinheiro e que romântico, no mesmo lugar onde fizeram a primeira produção, eu já tinha imaginado isso. Quando ele descobre que não tem ninguém lá, percebe que Jesse armou pra ele.
Se vendo nessa situação ele liga para os tios de Todd e diz que Jesse está indo pegá-lo, mas quando ele chega e ele descobre que ele estava ajudando Hank o tempo todo ele cancela a missão. Momentos de tensão e Walt se entrega é algemado e colocado dentro do carro. Hank com a expressão de orgulho em seu rosto liga para Marie para avisar que o capturou, o que ninguém contava é que mesmo com a missão cancelada os tios de Todd apareceram e armas foram apontadas uns para os outros enquanto Walt gritava desesperadamente para que cancelassem a missão. Até o primeiro tiro ser dado e balas voarem para tudo quanto é lado...

Leia mais sobre Breaking Bad.

Breaking Bad 5x14 Promo "Ozymandias"
Victor Candiani

Uma pessoa que gasta muito tempo com livros, filmes e séries.

Comentários
0 Comentários
Deixe seu comentário
Postar um comentário

 
Bang Bang Escrevi | Todo conteúdo está sob a proteção da licença Creative Commons 3.0.