Análise | Chamas da Vingança (1984) | Bang Bang Escrevi

Análise | Chamas da Vingança (1984)

26 de dez de 2013
Análise do filme Firestarter (Chamas da Vingança) de 1984, baseado no livro A Incendiária de Stephen King.

Pensei nessa coluna como uma voz de resposta as adaptações e uma forma divertida de voltar ao passado.
Pensando no livro a história do filme é bem fiel, tem algumas adaptações e é interessante ver como utilizaram os recursos de efeitos especiais para recriarem o uso do poder da Charlie e do Andy, tudo bem que o barulho que fazia quando o Andy tentava influenciar alguém era insuportável, talvez esse tenha sido o seu real propósito.

No livro dá pra perceber que a Vicky é bonita, mas da forma como ela apareceu no filme eu não esperava. Encontram uma atriz perfeita para interpretá-la e se eu tivesse uma lista de crianças insuportáveis do cinema a Drew Barrymore com certeza entraria nela, Martin Sheen é idêntico ao Charlie Sheen de hoje que conhecemos de Dois Homens e Meio e o David Keith só envelheceu.

Como já disse, a história é bem fiel ao livro, igualmente para alguns diálogos, teve apenas uma discrepância, mas nada grave. No livro usam 12 pessoas no teste do Lote 6 e no filme apenas 10. Outras coisas são impossíveis de serem recriadas, mas o mais chato é que não vestiram a Charlie como no livro, pois o Stephen King enche o saco falando da roupa dela a todo momento e no filme ela aparece completamente diferente da descrição.

Grande destaque para a atuação do George C. Scott como Rainbird e da recriação da Oficina como uma simples casa de repouso. Em 2002 tentaram fazer uma continuação que acontece 20 anos depois, mas acho que não deu  muito certo, porque ninguém fala bem do filme.

Vocês podem ler a resenha do livro aqui.

Veja agora um antes e depois dos principais atores do longa.

David Keith

Esse cabelo anos 80 é sensacional o/. Nos seus últimos trabalhos incluem aparições nas séries Nikita e Hawaii Five-0.

Drew Barrymore

A Drew é uma eterna Angel do Charlie, cof cof, Pantera. Faz vozes desde 2005 em Family Guy e seu último filme foi O Grande Milagre (2012), mas ano que vem tem Blended onde ela está ao lado de Adam Sandler.

Heather Locklear

Até parece de mentira, mas a imagem da direita é a bonequinha da esquerda nos anos 80. Heather esteve nas séries Melrose Place e no calor de Cleveland, participou de Todo Mundo em Pânico 5 (2013) e atualmente está na série Franklin & Bash.

Martin Sheen

O Sheen só envelheceu, esteve em Tratamento de Choque ou Anger Management, série em que seu filho foi parar depois da saída de Two and a Half Men e atualmente é o Tio Ben da franquia O Espetacular Homem-Aranha.

George C. Scott

Menção honrosa para o Scott que faleceu em 1999 com 71 anos de idade. Seu último filme foi O Vento será sua herança.

Trailer

Ficha Técnica
Gênero: Terror
Direção: Mark L. Lester
Roteiro: Bill Lancaster, Bill Phillips, Stanley Mann
Elenco: Art Carney, David Keith, Drew Barrymore, George C. Scott, Heather Locklear, Martin Sheen
Produção: Dino De Laurentiis, Frank Capra Jr.
Fotografia: Giuseppe Ruzzolini
Trilha Sonora: Christopher Franke, Tangerine Dream
Duração: 115 min.
Sinopse:
Baseado em livro escrito pelo mestre do terror Stephen King, Chamas da Vingança conta a história de Andrew McGee (David Keith), um homem que, quando jovem, participou de uma experiência científica na faculdade e, depois que uma substância misteriosa foi injetada em sua corrente sanguinea. Sua filha Charlie (Drew Barrymore) acaba herdando a capacidade de provocar incêndios com a ajuda da mente. Juntos, pai e filha devem fugir de uma agência governamental que descobre os poderes adquiridos por Charlie.

Leia mais sobre Cinema
Victor Candiani

Uma pessoa que gasta muito tempo com livros, filmes e séries.

Comentários
0 Comentários
Deixe seu comentário
Postar um comentário

 
Bang Bang Escrevi | Todo conteúdo está sob a proteção da licença Creative Commons 3.0.