Livros | F. Scott Fitzgerald, Ron Hansen, Terry Brooks e Ira Levin chegando nas telinhas | Bang Bang Escrevi

Livros | F. Scott Fitzgerald, Ron Hansen, Terry Brooks e Ira Levin chegando nas telinhas

20 de dez de 2013
Adaptações dos romances de F. Scott Fitzgerald, Ron Hansen, Terry Brooks e Ira Levin chegando nas telinhas em séries e miniséries.

O escritor de Captain Phillips está definido para escrever e dirigir a adaptação do último e inacabado romance de F. Scott Fitzgerald, The Last Tycoon (O Último Magnata) para uma série dramática da HBO. Inspirado na vida do magnata do cinema, Irving Thalberg, em quem o protagonista do livro é baseado, Monroe Stahr, primeiro executivo prodígio de Hollywood na década de 530 e como ele ascende ao poder conlocando-se contra seu mentor e atual chefe, Pat Brady, personagem baseado em Louis B. Mayer. A série investiga a verdadeira violência e sexo que impunham-se em Hollywood na década de 30. Aqui a L&PM tem a sua edição, abaixo segue sinopse.
A experiência de Fitzgerald como roteirista de cinema foi decisiva na criação da obra que é considerada seu trabalho mais maduro. Nas palavras de seu amigo e editor, Edmund Wilson, “O último magnata é de longe o melhor romance jamais escrito sobre Hollywood e o único a nos situar em seu interior”. Ele foi também o responsável pela última versão do livro, já que Fitzgerald morreu subitamente, vitimado por um ataque cardíaco, quando ainda trabalhava nos últimos capítulos.
A história desvenda o universo do cinema dos anos 30, época dos grandes estúdios, e conta a história do produtor Monroe Stahr. O personagem, baseado na vida de Irving Thalberg, antigo chefe da MGM, não consegue superar a morte da esposa, uma grande atriz. Confuso, passa a ser dominado pela visão de uma desconhecida, muito parecida com a falecida esposa. O livro ganhou uma versão cinematográfica em 1976. Com roteiro de Harold Pinter e dirigida por Elia Kazan, teve Robert de Niro no papel do magnata Monroe Stahr.
Francis Scott Key Fitzgerald (1896-1940) se consagrou como um dos ícones da geração perdida e um dos mais importantes escritores da literatura americana. Começou a carreira literária nos anos 20, publicando Este lado do paraíso. Com sua esposa, Zelda, mudou-se para a França, onde concluiu seu terceiro e célebre romance, O grande Gatsby (1925). Com a saúde já abalada pelo alcoolismo, Fitzgerald mudou-se então para Hollywood, onde trabalhou como roteirista cinematográfico. Em 1939, começou a escrever O último magnata, publicado postumamente em 1941. 

--x--

FX colocou em desenvolvimento Desperadoes, uma minisérie de 6 horas baseada na mais perigosa gangue do Velho Oeste, os Irmãos Dalton. Baseado no romance de 1979 de mesmo none, escrito por Ron Hansen. A série vai narrar os crimes dos Irmãos Dalton sob o olhar do irmão mais novo, Emmett Dalton. O único sobrevivente da gangue e que ganha a vida contando as suas histórias ultrajantes de assassinatos, roubos e contrabandos em Hollywood. Não possui publicação aqui.

--x--

A MTV comprometeu-se com adaptação da série dramática de livros de fantasia de Terry Brooks, Shannara. Jon Favreau (Homem de Ferro) vai dirigir o piloto e servir de produtor executivo ao lado de Al Gough e Miles Millar (Smallville) que, por sua vez, escreverão os roteiros. Mesmo com 20 volumes a série não tem publicação aqui.

--x--

A NBC deu luz verde para a minissérie de quatro horas da adaptação de O Bebê de Rosemary de Ira Levin, livro de 1967. Agnieszka Holland (Treme) vai dirigir.  "Livro fascinante de Ira Levin foi um reflexo inovador sobre o quão eficaz e influente um thriller psicológico poderia ser", disse Quinn Taylor, vice-presidente executivo da NBC. O Bebê de Rosemary gira em torno de um jovem casal que se muda para um apartamento em Paris, que tem um passado mal-assombrado. Depois de engravidar, a mulher torna-se cada vez mais desconfiada de que seu marido e seus vizinhos terão segundas intenções quanto ao nascimento do bebê. O livro tem uma adaptação famosa para o cinema, o filme de 1968 dirigido por Roman Polanski e estrelado por Mia Farrow.
Acredito que o livro não seja mais publicado, encontrei duas edições antigas uma da Record e outra do Círculo do Livro, pelos preços são consideradas raras.

Leia mais sobre Adaptações | Livros
Victor Candiani

Uma pessoa que gasta muito tempo com livros, filmes e séries.

Comentários
0 Comentários
Deixe seu comentário
Postar um comentário

 
Bang Bang Escrevi | Todo conteúdo está sob a proteção da licença Creative Commons 3.0.