Livros | Melhores Livros de 2013 segundo o Goodreads | Bang Bang Escrevi

Livros | Melhores Livros de 2013 segundo o Goodreads

26 de dez de 2013
Esse prêmio é realizado pelo Goodreads, uma rede social para quem ama livros bem similar ao nosso Skoob, algumas das publicações vencedoras não teremos em nossa língua, mas vale a pena conferir pra saber o que vai ser tendência nos próximos meses e o que se consagrou por aqui, tendo em vista que alguns dos títulos já foram lançados por aqui também.
O público que elege os vencedores e não uma comissão especializada em detalhes técnicos o prêmio é dividido em 20 categorias. Vamos aos vencedores e alguns dos indicados que não levaram o prêmio dessa vez.

Ficção

Vencedor: And The Moutains Echoed - Khaled Hosseini
Publicado aqui sob o nome O Silêncio das montanhas pela Globo Livros
Khaled Hosseini, best-seller com mais 38 milhões de cópias vendidas, escreveu um novo romance sobre como nos amamos, como cuidamos um do outro, e como as escolhas que fazemos ressoam através de gerações.
Neste relato que envolve não apenas pais e filhos, mas também irmãos e irmãs, primos e primas, Hosseini explora as diversas formas como as famílias educam filhos, magoam, traem, se respeitam e se sacrificam um pelos outros; e com que frequência somos surpreendidos pelas ações dos que estão mais próximos de nós no momento que mais precisamos.
Na sequência de seus personagens e as ramificações de suas vidas, escolhas e amores ao redor do mundo - de Cabul a Paris, de São Francisco à ilha grega de Tinos - a história se expande gradualmente, tornando-se mais emocionalmente complexa e poderosa a cada página.

No páreo estavam: Como eu era antes de Você da Jojo Moyes e O Projeto Rosie do Graeme Simsion.

Mistério e Suspense

Vencedor: Inferno - Dan Brown
Publicado aqui pela Editora Arqueiro.
Neste novo e fascinante thriller Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em O código Da Vinci, Anjos e demônios e O símbolo perdido e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento.
No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado em uma das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri.
Numa corrida contra o tempo, Langdon luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o arrasta para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo o sombrio poema de Dante, Langdon mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Dan Brown se deu muito bem porque na lista tinha Jo Nesbo, Lee Child, Harlan Coben, Tom Clancy, Stephen King e O Chamado do Cuco do Robert Galbraith Aka. Mãe do Harry Potter.

Ficção Histórica

Vencedor: Life after life - Kate Atkinson
Não tem publicação aqui ainda, mas já tem direitos comprados para virar filme.
E se você pudesse viver de novo e de novo, até dar certo?Em uma noite de frio e neve em 1910, Ursula Todd nasce de um banqueiro de Inglês e sua esposa. Ela morre antes que ela possa dar a sua primeira respiração. Naquela mesma noite, frio e neve, Ursula Todd nasce novamente, solta um gemido vigoroso e embarca em uma vida que será, para dizer o mínimo, incomum. Enquanto ela cresce, ela também morre, repetidamente, em uma variedade de formas, enquanto o jovem século marcha em direção a segunda guerra mundial cataclísmico.
O número aparentemente infinito de vidas de Ursula pode dar-lhe o poder de salvar o mundo do seu destino inevitável? E se ela pode, ela vai?
Humor negro, surpreendentemente comovente, e totalmente original - esta é Kate Atkinson no seu melhor absoluto. Créditos


Fantasia *_*

Vencedor: O Oceano no fim do Caminho - Neil Gaiman
Livro lindo de bonito, publicado aqui pela Intrínseca. Já foi resenhado aqui no blog.
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
Vamos ver quem Gaiman superou dessa vez... Ficam para trás: Robert Jordan, Robin Hobb, Emperador dos espinhos do Mark Lawrence, a DarkSide Books acabou de lançar o primeiro livro dessa trilogia aqui.

Fantasia Paranormal

Vencedor: Cold Days - Jim Butcher
Não faço a menor ideia do que se trata, não tem publicação aqui, mas esse é o 14º livro da série. Isso mesmo continue pensando sobre... Na verdade pesquisei e descobri que a Underworld tem os direitos de publicação da série aqui
Harry Dresdren vive!!
Depois de ser assassinado por um misterioso assaltante, caminhar entre a vida e a morte e ser trazido de volta ao mundo dos mortais, Harry percebe que talvez a morte não seja assim tão ruim. Porque ele não é mais Harry Dresden, o único mago profissional de Chicado.
Agora ele é Harry Dresden, Cavalheiro do Inverno de Mab, a Rainha do Ar e da Escuridão. Harry não teve escolha senão jurar lealdade já que Mab não estava disposta a deixar algo tão pequeno como a morte roubar o prêmio que vem buscando por tanto tempo. E agora, sua palavra é seu comando, não importa o que ela quer que ele faça, não importa onde ela quer que ele vá, e não importa quem ela quer que ele mate. Créditos

Dá lista de indicados só conheço o da Samantha Shannon, The Bone Season porque vai virar filme.

Ficção Científica

Vencedor: MaddAddam - Margaret Atwood
Não tem publicações por aqui e nem conheço a autora. :/
Uma praga criada pelo homem varreu a terra, mas um pequeno grupo sobrevive, junto com os Crakers de olhos verdes - uma delicada espécie de bio-engenharia usada para substituir os seres humanos. Toby, membro outrora dos Jardineiros dos Deuses e especialista em cogumelos e abelhas, ainda é apaixonado por esperta das ruas, Zeb, que tem um passado interessante. Jimmy Boneco-de-neve profeta relutante dos Crakers, é alucinante; Amanda está em choque de um ataque Painballer e Ivory Bill anseia pela provocante Swift Fox, que está flertando com Zeb. Enquanto isso, Pigoons gigantes e Painballers malévolas ameaçam atacar.
MaddAddam conta com inteligência, imaginação vertiginosa, e humor negro da vencedora imprevisível do Booker Prize, Margaret Atwood, leva-nos ainda mais em um mundo distópico desafiador e mantem um espelho inclinado para nosso próprio futuro.


Romance

Vencedor: Amante Finalmente - J.R. Ward
Publicado aqui pela Universo dos Livros.
Qhuinn está acostumado à solidão. Repudiado por sua linhagem e evitado pela aristocracia, ele finalmente encontrou uma identidade como um dos lutadores mais brutais na guerra contra a Sociedade Redutora. Mas sua vida não está completa. Mesmo que a perspectiva de ter uma família esteja ao seu alcance, ele está vazio por dentro, com o coração entregue a outra pessoa....
Blay, depois de anos de amor não correspondido, acredita já ter superado Qhuinn. E já era hora: o homem parece ter encontrado o seu par ideal em uma fêmea Escolhida, e eles terão um filho, exatamente como Qhuinn sempre quis. O destino parece ter levado a vida desses vampiros soldados em direções diferentes...
Mas a batalha pela liderança da raça se intensifica, e os novos jogadores na cena de Caldwell estão criando um perigo mortal para a Irmandade. Qhuinn finalmente descobre a verdadeira defini-ção de coragem, e os dois corações que estão destinados a ficar juntos... finalmente se tornam um.

Na disputa também tinha Nicholas Spark, Sylvia Day e Cretino Irresistível da Christina Hobbs

Horror

Vencedor: Doctor Sleep - Stephen King
O rei mantendo-se rei em suas terras... O livro ainda vai ser publicado aqui pela Suma.
Nas auto-estradas através da América, uma tribo de pessoas chamada de O Verdadeiro Nó viaja em busca de alimento. Eles parecem inofensivos - a maioria velhos, cheios de poliéster e casados com seus trailers. Mas, como Dan Torrance sabe, e a menina Abra Stone vem a saber, O Verdadeiro Nó são quase imortais, vivendo da "energia" que crianças com o "toque" produzem enquanto são vagarosamente torturadas até a morte.
Assombrado pelos habitantes do Hotel Overlook, onde passou um ano horrível de sua infância, Dan esteve perambulando por décadas, desesperado para perder o legado de desespero do pai, o alcoolismo e a violência. Finalmente, ele se fixa em uma cidadezinha em New Hampshire, com uma comunidade de AA que o apóia e um emprego em uma casa de repouso, onde o restante do seu "toque" garante um conforto final aos mortos. Com a ajuda de um gato presciente, ele se torna o Dr. Sono (Dr. Sleep).
Então, Dan encontra a evanescente Abra Stone e é o seu dom espetacular, o toque mais brilhante jamais visto, que revive os próprios demônios de Dan e o invoca a lutar pela alma e sobrevivência de Abra. Essa é uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que emocionará milhões dos hiper-devotados fãs de O Iluminado e satisfará qualquer novato no território desse ícone das histórias de King. Créditos

No páreo: Anne Rice, Jamie McGuire, Nos4a2 do filhão Joe Hill e Lua Vermelha do Benjamin Percy.

Memórias e Autobiografias

Vencedor: Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã -Malala Yousafzai e Christina Lamb
Publicado aqui pela Cia. das Letras.
Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida.
Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria.
Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz.
Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens.
O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã.
Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente.
“Sentar numa cadeira, ler meus livros rodeada pelos meus amigos é um direito meu”, ela diz numa das últimas passagens do livro. A história de Malala renova a crença na capacidade de uma pessoa de inspirar e modificar o mundo.


História e Biografia

Vencedor: Jim Henson: The Biography - Brian Jay Jones
Sem publicação por aqui.
O manipulador de bonecos Jim Henson, criador do universo Muppet, nos Estados Unidos, ganhou uma biografia que revela detalhes da história dos carismáticos bonecos, ícones da cultura pop americana. Escrito pelo biógrafo Brian Jay Jones, Jim Henson: the Biography abrange toda a vida de Henson, desde o nascimento, em 1936, às primeiras experiências do artista com a manipulação de bonecos, ainda na adolescência. Sua morte foi repentina, em 1990, vítima de uma pneumonia. Estadão




Não-Ficção

Vencedor: The Autistic Brain: Thinking Across The Spectrum - Temple Grandin, Richard Panek
O cérebro autista: Pensando além do espectro não tem publicação aqui e a "sinopse" vai ser a matéria da Folha sobre a autora e o lançamento desse livro.
O melhor tratamento para as crianças autistas é descobrir seus pontos fortes e desenvolver essas habilidades, de modo que elas possam vir a ter uma vida independente e garantir o próprio sustento.
Essa é a mensagem de Temple Grandin, 65, uma das mais reconhecidas autoridades em autismo no mundo, que acaba de lançar nos EUA o livro "The Autistic Brain: Thinking Across The Spectrum" (O cérebro autista: pensando através do espectro).
No livro, ela mostra evidências de que o cérebro dos autistas é fisicamente diferente e diz que isso deve ser levado em consideração na identificação e no tratamento de pessoas com o distúrbio.
Também discute as definições de autismo na nova edição da chamada "bíblia" da psiquiatria, o DSM (Manual de Estatísticas de Diagnósticos), cuja versão mais recente foi lançada nos EUA.
A nova edição elimina as diversas classificações de autismo e as junta numa categoria só com diferentes graus de severidade.
Mas, principalmente, Grandin procura mostrar como pensam os autistas e como eles podem ser orientados. Ela mesma autista, inventou uma "máquina de abraçar", que a ajudava a controlar a ansiedade provocada por sua condição.
Cientista especializada em comportamento dos animais, sua história virou um filme ("Temple Grandin", de 2010), que ganhou prêmios em penca, inclusive sete Emmy.


Comida e livros de culinária

Vencedor: Tequila Mockingbird: Cocktails with a Literary Twist - Tim Federle
Ainda não tem por aqui, mas achei a sinopse em tradução livre divertidíssima.
Parabéns. Você lutou através de Guerra e Paz, queimou Fahrenheit 451, e navegou através de Moby-Dick. Tudo bem, você quase se afogou em Moby Dick, mas você conseguiu se escorar - agora, você merece uma bebida!
Um presente de divertimento para biriteiros e de um tratamento excelente para clubes de livros, Tequila Mockingbird é o livro de coquetéis definitivo para os obcecados por literatura.
Com 65 deliciosas receitas de drinque pareadas com o comentários irônico sobre a história dos mais amados romances - o livro também inclui drink games e ilustrações lunáticas por toda parte.
Mesmo se você não tiver um B.A. Inglês, esta noite você vai beber. As bebidas incluem:
O jarro de Dorian Grey Goose
O Último dos Mojitos
Amor nos Tempos de Kahlua
Romeu e Julep
A Rum de One próprio
Você está aí, Deus? Sou eu, Margarita
Os sinos anunciam, Vermute
e muito mais!


Humor

Vencedor: Hyperbole and a Half: Unfortunate Situations, Flawed Coping Mechanisms, Mayhem, and Other Things That Happened - Allie Brosh
Olha só o tamanho desse nome...








Novelas gráficas e Quadrinhos *-*

Vencedores: Beautiful Creatures: The Manga - Kami Garcia, Margaret Stohl e Cassandra Jean
É o manga do livro já publicado por aqui através da Record, Dezesseis Luas.
Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. Eleito pelo Amazon um dos melhores livros de ficção de 2009. Direitos de tradução vendidos para 24 países. Um filme da série está sendo produzido. "Pacote completo: um cenário assustador, uma maldição fatal, reencarnação, feitiços, bruxaria, vudu e personagens que simplesmente prenderão o leitor até o fim..."
Na lista estavam, The Walking Dead, Fábulas, Hawkeye, Chew, Kick-Ass 2, Sweet Tooth e o incrível Saga.

Poesia

Vencedor: The Fall of Arthur - J.R.R. Tolkien
Lindo, lindo, lindo. Publicado aqui pela WMF Martins Fontes.
A Queda de Artur, única incursão de J. R. R. Tolkien nas lendas do rei Artur, pode ser considerada sua empreitada mais primorosa e competente no uso da métrica aliterante do inglês antigo, em que ele acrescentou à sua percepção das antigas narrativas um sentido da natureza ameaçadora e fatal de tudo o que é contado: a expedição de Artur a longínquas terras selvagens, a fuga de Guinevere de Camelot, a grande batalha naval na volta de Artur à Grã-Bretanha, a descrição do traidor Mordred, as dúvidas que atormentavam Lancelot em seu castelo francês.




Autor estreante no Goodreads

Vencedora: Tangled - Emma Chase
Fiquei sabendo que é erótico e que a Universo dos Livros vai publicar por aqui...
Em TANGLED, somos apresentados a Drew Evans. Em se tratando de negócios, Drew sabe que pode conseguir tudo o que quer, e isso é verdade para as mulheres também. Então, por que ele se trancafiou em seu apartamento nesta última semana, deprimido e infeliz? Ele diz que é a gripe. Mas nós sabemos que o motivo tem nome: Kate Brooks, a nova associada de sua empresa. Ela é bonita, brilhante, e tem tudo o que Drew adora. Kate é a única mulher que Drew quer, mas não consegue. Será que o seu ego absurdamente inflado é capaz de arruinar a amizade cuidadosamente equilibrada entre os dois? Ou será que ele finalmente vai parar de enrolar e se concentrar em sua única chance no amor? Crédito



Ficção Jovem Adulto (YA)

Vencedora: Eleanor & Park by Rainbow Rowell
Sem publicação aqui.
"Eleanor é a nova garota na cidade, e ela nunca se sentiu mais sozinha. Todas as roupas estranhas, cabelo ruivo caótico, e uma vida familiar cheia de problemas, ela não poderia ficar mais de fora nem se tentasse. Então ela senta no ônibus ao lado de Park. Calmo, cuidadoso e - aos olhos de Eleanor - impossivelmente legal, Park acredita que ficar fora do caminho é o melhor jeito de sobreviver ao colegial. Devagar e instantaneamente, através das conversas tarde da noite e uma grande pilha de fitas, Eleanor e Park se apaixonam. Eles se apaixonam do jeito que sempre é a primeira vez, quando se tem 16 anos, e não há nada e tudo a perder. Ambientado no ano escolar de 1986, Eleanor & Park é engraçado, triste, chocante e verdadeiro, uma viagem nostálgica para quem nunca esqueceu seu primeiro amor." Crédito
Na lista tinha Perdão, Leonard Peacock.

Fantasia e Ficção Científica Jovem Adulto (YA)

Vencedora: Allegiant - Veronica Roth
Previsto para ser publicado aqui pela Rocco em 2014 sob o título Convergente.
E se seu mundo fosse uma farsa? E se uma única revelação – como uma única escolha – mudasse tudo? E se amor e lealdade fizesse você fazer coisas que nunca esperaria?
A explosiva conclusão do bestseller número #1 do New York Times de Veronica Roth, trilogia Divergente, revela segredos do mundo distópico que cativou milhões de leitores em Divergente e Insurgente.
A sociedade baseada em facções em que Tris Prior uma vez acreditou está estilhaçada; fraturada pela violência e luta pelo poder e marcada pela perda e traição. Então, quando aparece uma chance de explorar um mundo fora dos limites que ela conhece, Tris está pronta. Talvez além da cerca, ela e Tobias encontrarão uma nova e simples vida juntos, livre de mentiras complicadas, lealdades questionáveis, e memórias dolorosas.
Mas a nova realidade de Tris é muito mais alarmante do que a que ela deixou pra trás. Descobertas antigas são rapidamente esvaziadas de seu significado. Verdades explosivas mudam o coração daqueles que ela ama. E mais uma vez, Tris deve lutar para compreender as complexidades da natureza humana – e a dela mesma – enquanto encara escolhas impossíveis sobre coragem, lealdade, sacrifício e amor.”
Contado por duas perspectivas, Allegiant, escrito pela autora #1 best-seller do New York Times, Veronica Roth, traz a série Divergente à uma conclusão poderosa enquanto revela segredos do mundo distópico que cativou milhões de leitores em Divergente e Insurgente. Crédito

Na lista tinha Princesa Mecânica, Elite, A 5ª Onda, Prodígio, A Queda dos cinco e outros.

Infanto-Juvenil e Juvenil

Vencedor: A Casa de Hades - Rick Riordan
Publicado aqui pela Intrínseca.
Hazel está diante de uma encruzilhada. As forças de Gaia estão decididas a impedi-los de avançar e alcançar seu objetivo: chegar à Casa de Hades, nas terras antigas, para resgatar Percy e Annabeth e fechar definitivamente as Portas da Morte, impedindo os monstros de retornarem ao mundo mortal. Ela e o que restou da tripulação do Argo II sabem o que precisa ser feito, mas todos os caminhos parecem levar ao fracasso de sua missão. Entretanto, eles precisam se decidir e agir rápido. O tempo está passando. A sanguinária Mãe Terra escolheu o dia primeiro de agosto para o seu despertar.
No Tártaro, Annabeth e Percy passam por grandes dificuldades. Famintos, com sede e feridos, mal conseguem andar pelo território sombrio e venenoso repleto de inimigos que espreitam na escuridão. Não há como descobrir onde ficam as Portas da Morte. E mesmo que soubessem sua localização, uma legião formada pelos monstros mais poderosos e fiéis a Gaia estará lá para guardá-las. Nesse momento, Annabeth e Percy não estão em condições de enfrentá-los em um combate.
Apesar da enorme desvantagem, Hazel, Annabeth, Percy e os outros semideuses da profecia sabem que sua única opção é tentar o impossível. Quando os riscos são maiores do que nunca, é somente a amizade entre os semideuses gregos e romanos, aprendendo a trabalhar juntos, que poderá salvar não só os acampamentos, mas também o mundo.
Primeiro livro do autor a ser lançado no Brasil na mesma data do lançamento norte-americano.


Livro de Figuras

Vencedor: The Day the Crayons Quit - Drew Daywalt e Oliver Jeffers
Sem publicação aqui.
Pobre Duncan quer apenas colorir. Mas quando ele abre a caixa de crayons, ele encontra apenas letras, todas dizendo a mesma coisa: nós desistimos!
Bege está cansado de brincar como segundo violino para o Marrom. O Azul precisa de uma pausa de colorir toda essa água, enquanto que o Rosa apenas quer ser usado. O Verde não tem queixas, mas o Laranja e o Amarelo não estão mais falando um com o outro.
O que Duncan vai fazer?
Autor estreante Drew Daywalt e o Bestseller do New Yor Times Oliver Jeffers criam uma colorida solução nessa lúdica e imaginativa história que terá crianças rindo e brincando com seus lápis de cor de uma forma totalmente nova.

Leia mais sobre Livros
Victor Candiani

Uma pessoa que gasta muito tempo com livros, filmes e séries.

Comentários
0 Comentários
Deixe seu comentário
Postar um comentário

 
Bang Bang Escrevi | Todo conteúdo está sob a proteção da licença Creative Commons 3.0.