Especial | 10 filmes sobre doenças e doentes | Bang Bang Escrevi

Especial | 10 filmes sobre doenças e doentes

15 de jan de 2014
Hey meu povo! Hoje teremos um assunto polêmico em pauta aqui.
Depois da crítica de A Garota das Nove Perucas que fiz semana passada, surgiu a ideia de fazer uma lista com 10 filmes no mesmo estilo e depois disso vamos esclarecer algumas coisas sobre literatura, vamos conversar sobre Sick-Lit.
Não achei justo classificar os filmes segundo minha concepção, então vamos usar a sua data de lançamento, do mais recente para o mais antigo

1. A Garota das Nove Perucas (Heute bin ich blond) - 2013

Sophie descobre que tem um raro tipo de câncer e que pode não sobreviver, o filme gira em torno da luta de nossa personagem e de como ela usa perucas para construir outras personalidades. Super destaque para a desconhecida Lisa Tomaschewsky, que representou super bem o filme inteiro. Filme de Marc Rothemund. O filme é baseado em um livro de mesmo nome, escrito por Sophie van der Stap e lançado pela editora Livros de Safra.

2. Inquietos (Restless) - 2011

Annabel ♥. Lindo filme de Gus Van Sant (Milk: A Voz da Igualdade e Gênio Indomável) com a linda Mia Wasikowska, vale muito a pena assistir.

3. 50% (50/50) - 2011

O nome do filme é 50% porque é a chance de sobrevida do nosso protagonista tem de chance. E quem é ele? Adam, interpretado por Joseph Gordon-Levitt. Filme de Jonathan Levine.

4. Intocáveis (Intouchables) - 2011

De presença inquestionável nesta lista. Filme francês sem todo o seu drama, mas que encantou corações ao redor do mundo. O filme conta a história de Driss (Omar Sy) que cuida de um aristocrata, Phillipe (François Cluzet) que ficou tetraplégico, o filme é cheio de altos e baixos e tem muito a ensinar sobre o orgulho. Dirigido por Olivier NakacheEric Toledano.


5. Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud & Incredibly Close) - 2011

Oskar Schell, um garotinho de nove anos perde o seu pai depois do atentado de 7 de setembro e que tem problemas para se expressar, encara a nova realidade. Destaque extraordinário para Oskar, representado por Thomas Horn. No filme ainda temos Sandra Bullock e Tom Hanks. Talvez esse seja o único da lista em que não se tenha um diagnóstico propriamente dito. Filme de Stephen Daldry (O Leitor e Billy Elliot)

6. Uma Prova de Amor (My Sister's Keeper) - 2009

Filme hiper emocionante sobre uma garotinha que serve de step para sua irmã, até que um dia se cansa de tantos procedimentos médicos e resolve lutar na justiça por emancipação. O filme reserva uma grande surpresa. Dirigido por Nick Cassavetes e estrelado por Abigail Breslin, Sofia Vassilieva, Cameron Diaz, Jason PatricAlec Baldwin.

7. Um Amor para Recordar (A Walk to Remember) - 2003

Se você é da geração de 90 ou do começo 2000 esse talvez tenha sido o primeiro filme no estilo que você viu. Todos conhecem Um Amor para Recordar. O título se encaixa perfeitamente na essência da sick-lit, já que o cenário tem um contexto adolescente. Estrelado por Mandy Moore e Shane West (novo, que dá dó) e dirigido por Adam Shankman (A Última Música).

8. Filadélfia (Philadelphia) - 1993

Filme chocante sobre o preconceito nos EUA em relação a pessoas homossexuais e portadores do vírus HIV/AIDS no começo da década de 90. Estrelado por Tom Hanks e Denzel Washington e dirigido por Jonathan Demme (O Silêncio dos Inocentes). O filme rendeu a Tom Hanks o Oscar de Melhor Ator.

9. O Óleo de Lorenzo (Lorenzo's Oil) - 1992

Drama sobre um garoto que descobre ser portador de ALD, uma doença rara e degenerativa do cérebro. Estrelado por Susan SarandonNick Nolte e dirigido por George Miller.

10. Rain Man - 1988

Chegamos no fim da lista. E nenhum filme melhor para encerrar do que Rain Man, filme com Dustin Hoffman e Tom Cruise, que conta a história dos irmãos Babbitt. Dirigido por Barry Levinson. O filme é tão bom que emplacou 4 estatuetas do Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Dustin Hoffman e Melhor Roteiro Original.

Um Papinho

Sick-lit é um estilo literário que explodiu no ano passado e que trata de temas muito delicados, geralmente o personagem principal tem alguma doença grave ou contato com alguém que possua uma e assim segue a narrativa. O que antes era sucesso, vampiros, lobos e a fantasia, abriu espaço para a ficção da Sick-Lit, ou não ficção às vezes, que em uma tradução literal significaria Literatura Enferma/Doente. A polêmica roda o tema, porque ele é direcionado para o publico infanto juvenil. Mas qual a razão de invocar esse tema? Alguns dos filmes da lista são baseados em livros nesse estilo e esse ano ainda tem o sucesso do John Green indo para as telonas, A Culpa é das Estrelas. Vamos esperar para ver se ele entra nas próximas listas. :)

Agora na sua opinião, faltou algum? Qual gostaria de acrescentar na lista?
Espero que tenham gostado e até a próxima.

Você também pode gostar dê:
As Lâminas mais famosas do Cinema
As Comidas mais famosas do Cinema
Drinks dos Vingadores

Leia mais Especiais

Recado:
Comente para nos deixar feliz, seu comentário estimula a nossa criatividade. E se quiser você também pode  conhecer a nossa Fan Page no Facebook. Ou receber as atualizações no e-mail, digitando seu email abaixo e clicando em Enviar.
Victor Candiani

Uma pessoa que gasta muito tempo com livros, filmes e séries.

Comentários
1 Comentários
Um comentário:

 
Bang Bang Escrevi | Todo conteúdo está sob a proteção da licença Creative Commons 3.0.