Booknews | Os livros mais pirateados de Abril | Bang Bang Escrevi

Booknews | Os livros mais pirateados de Abril

26 de mai de 2014
A ABDR (Associação Brasileira de Direitos Reprográficos) divulgou a lista dos dez livros mais pirateados do mês de abril. A notícia foi retirada do Publishnews:

Top 10 da pirataria

1)  Direito Constitucional (Atlas)
2)  A torre negra (Suma de Letras)
3)  A menina que roubava livros (Intrínseca)
4)  O caçador de pipas  (Globo Livros)
5)  Tratado de Direito Penal (Saraiva)
6)  Diários do vampiro (Galera Record)
7)  Fallen (Galera Record)
8)  O mundo de Sofia (Companhia das Letras)
9)  A cidade sinistra dos corvos (Companhia das Letras)
10) Crepúsculo (Intrínseca)

Na notícia o autor cita a ironia de se ter dois livros jurídicos como os mais pirateados e eu vou um pouco além analisando outras obras.

Crepúsculo, O caçador de pipas, Fallen, Diários do vampiro, A Menina que Roubava Livros e A cidade sinistra dos corvos são obras para adolescentes - não necessariamente, é obvio - que figuram na classe menos favorecida de compradores, a que depende dos pais e a internet está aí, como um grande Oráculo de Delfos para a rebeldia do mundo adolescente.
Direito Constitucional, Tratado de Direito Penal e O mundo de Sofia, são livros acadêmicos, e universitário também figura entre os menos favorecidos quanto a poder aquisitivo... os Universitários. Apesar que, do meu tempo de escola, que sim, já faz mais de seis anos, O mundo de Sofia era usado como forma de tortura para uma introdução sobre a filosofia, tanto que só consegui concluí-lo anos depois, longe da escola e da sua obrigatoriedade.

Já com A Torre Negra do nosso querido Stephen King a coisa é um pouquinho mais embaixo. Primeiro é uma bela de uma saga com 7 títulos e é muito difícil encontrá-los em tamanho normal separados, então somos obrigados a comprar a coleção completa, que quando a sorte sorri, ela fica entre 100 a 150 Dilmas. Logo, a pirateada do título é mediante, acredito eu, a uma avaliação de investimento.

Resumindo, e tomando as palavras do Neil Gaiman, é através da pirataria que chegamos aos novos leitores.

Leia mais sobre Livros
Victor Candiani

Uma pessoa que gasta muito tempo com livros, filmes e séries.

Comentários
0 Comentários
Deixe seu comentário
Postar um comentário

 
Bang Bang Escrevi | Todo conteúdo está sob a proteção da licença Creative Commons 3.0.