Resconto | Planária, Marcelo Nocelli | Bang Bang Escrevi

Resconto | Planária, Marcelo Nocelli

3 de set de 2014
Olá meus caros, hoje a gente vai de resconto, com o belo conto, Planária, do Marcelo Nocelli em seu livro Reminiscências, publicado pela nossa parceira Editora Reformatório.

Planária é a história de um velho rabugento, que foi largado em um orfanato e que agora, muitos anos depois, se vê preso em um asilo - acho que é isso - esperando pela sua morte. No mesmo recinto que ele, encontra-se Marinalva, outra velha, que o incomoda tremendamente.  Em tese, a Marinalva, reclama tanto quanto o velho, porém, apenas ele relata isso, sendo uma meia-verdade. Pois, de antítese, Marinalva é o oposto do velho e representa tudo aquilo que ele nega: a vontade de ainda viver, pelo menor tempo que seja.

No meio do conto surge Lindomar, outro morador e também a sua morte, nas memórias sobre o amigo, o velho relata que Lindomar era um bom ouvinte, ou seja, ele não rebatia as falas do nosso protagonista, o que ilustra a necessidade dele de estar no controle e não ser contrariado. Pós luto, aparece na história uma lesma - planária - que o velho a associa aos outros demais velhos, ser lento e sensível. Enquanto o protagonista observa a lesma, ele recusa uma caminhada com Marinalva.

Eis que temos a reviravolta, Marinalva morre inesperadamente e ele se sente só. A solidão desencadeia a vontade de vingança, e acaba sobrando para a pequena lesma, que vive sua vida lenta e sem graça. A ideia de culpar a lesma, ilustra os sentimentos do protagonista em relação a Marinalva, tendo em vista que ele perdeu o último dia com ela por culpa da planária, que mesmo odiando a velha, era tudo o que restava pra ele.

Acho que só dei spoiler e não rescontei nada... risos, mas o conto é belo pela simplicidade do texto, pelas reviravoltas e pelo humor rabugento dos velhos. o/

Planária faz parte do livro Reminiscências

Leia mais Rescontos
Victor Candiani

Uma pessoa que gasta muito tempo com livros, filmes e séries.

Comentários
0 Comentários
Deixe seu comentário
Postar um comentário

 
Bang Bang Escrevi | Todo conteúdo está sob a proteção da licença Creative Commons 3.0.