Resenha | A Ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson | Bang Bang Escrevi

Resenha | A Ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson

8 de abr de 2015
Olá pessoas queridas! A quanto tempo a gente não aparece por aqui.

A vida anda um pouco corrida, pra falar a verdade, mas não esquecemos de vocês. Hoje a gente chega com uma resenha das boas, daqueles livros atemporais, que sempre são divertidos de ler, que você pode deixar esquecido em um canto da sua casa (ou Kindle) e ler sempre que desejar, em diferentes momentos da vida, que vai se deliciar novamente durante a trama.

O livro de hoje é A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson. Tenho um motivo curioso sobre a escolha desse livro, sou fã da série da STARZ, Black Sails, que terminou a segunda temporada no final de março, a série se passa 20 anos antes dos acontecimentos do livro, onde todos estão atrás do tesouro da Urca de Lima (embarcação que carregava o ouro dos impostos coletados pela Espanha de suas colônias ao redor do mundo).

No livro o pano de fundo, é o mesmo, só que 20 anos depois dos eventos da série. O ouro já foi capturado, e está escondido, então, temos um mapa do tesouro e também a nascente figura de um pirata de perna de pau com um papagaio em seus ombros, o que vier depois disso, saiu do querido Stevenson. Todos os piratas são amigos e inimigos, não dá pra confiar muito em um pirata.

A aventura traça uma linha contínua de ação e aventura, ininterrupta e narrada pelo protagonista, Jim Hawkins, que apresenta os personagens e narra a grande parte dos fatos, exceto por um momento onde desaparece e a história é contado por outro personagem. O mais interessante, de fato, em a Ilha do Tesouro, são os personagens, cada um tem alguma característica marcante, que agora, depois de ler o livro, sei que os roteiristas da série se esforçaram para que os personagens do show também a construíssem.

Não dá pra teorizar muito em cima das ideias do livro, porque é um livro feito para um publico infantil, que só quer ler e se aventurar, você vê histórias e subtramas se desenrolando em um piscar de olhos, claro que queria mais, queria um pouco mais das histórias do Flint e do Barba Negra - que por sinal, nem aparece no livro, e ó o grande trunfo da série na próxima temporada. Mas não deu. :(

Vamos falar de outras coisas então. A Ilha do Tesouro, já rendeu um filme dos trapalhões, em 1974, uma animação em 1988, produzida pela finada URSS, hoje a Rússia e um musical dos Muppets em 1966. Tem um filme de 2012, mas segundo o que achei na internet, não vale nem a pena citá-lo.

A leitura de A Ilha do Tesouro me proporcionou outra experiência, ele foi, também, o meu primeiro livro digital, lido integralmente no Kindle :), vou falar mais dessa minha experiência em um texto exclusivamente para isso.

Valeu, fellas! 
Ficha Técnica 
Título: A Ilha do Tesouro
Autor: Robert Louis Stevenson
Gênero: Aventura
Editora: L&PM
Tamanho: Versão Digital
ISBN: 978.85.254.1132-7

Leia mais Resenhas
Victor Candiani

Uma pessoa que gasta muito tempo com livros, filmes e séries.

Comentários
0 Comentários
Deixe seu comentário
Postar um comentário

 
Bang Bang Escrevi | Todo conteúdo está sob a proteção da licença Creative Commons 3.0.