Resenha | A Vida Privada das Árvores, Alejandro Zambra | Bang Bang Escrevi

Resenha | A Vida Privada das Árvores, Alejandro Zambra

14 de ago de 2015
Fala meu povo!
Hoje mais uma resenha dos bons e pequenos livros da vida, estou falando de A Vida Privada das Árvores, do querido e recém descoberto, Alejandro Zambra. Se você não conhece a obra desse autor, depois de ler essa resenha, clique aqui, e leia também a resenha de Bonsai, um incrível livro sobre o fim de um amor.

Neste título, Zambra conta a história de Julián e sua enteada, Daniela, que em uma noite comum como qualquer outra noite na vida deles, eles devem esperar o retorno de Verônica, mãe de Daniela. E paramos aqui, por ser o segundo romance do autor que leio, e como li um em seguida do outro. Achei fantástica a sua capacidade de pegar situações corriqueiras, como uma simples espera e transformá-la em uma obra de teor tão profundo, onde ao final ficamos buscando significados para nossas atitudes.

O livro, curtíssimo, é um belo ensaio sobre os últimos encontros, e Daniela é um agravante na história, porque, afinal, ela não é filha de Julián e mesmo assim ele está lá totalmente disposto a cuidar da menina, sob um espectro de que, talvez, e muito talvez, Verônica não retorne. Em meio a isso, estamos novamente nas mãos do autor, que parece ter prazer em brincar com nossa ansiedade.

Durante essa espera, Julián reflete sobre a vida, passado e futuro, e o que irá dizer à Daniela, caso a mãe não retorne. Dentro dessas reflexões separei um trecho que gostei profundamente:
Tudo bem, era sem compromisso, como deve ser: ama-se para deixar-se de amar e se deixa de amar para começar a amar outros, ou para ficar sozinho, por um tempo ou para sempre. Esse é o dogma. O único dogma.
Claro, que não darei spoilers aqui sobre o final do livro, por isso não posso estender-me muito. A história inteira se passa no percalço de um curto período de tempo e é contada de uma forma que faz você sempre querer olhar a página seguinte.

Deu.

Ficha Técnica 
Título: A Vida Privada das Árvores
Autor: Alejandro Zambra
Acabamento: Brochura
Gênero: Ficção
Editora: Cosac Naify
Ano: 2013
I.S.B.N. 9788540503052
Nº de Páginas: 96

Leia mais Resenhas
Victor Candiani

Uma pessoa que gasta muito tempo com livros, filmes e séries.

Comentários
0 Comentários
Deixe seu comentário
Postar um comentário

 
Bang Bang Escrevi | Todo conteúdo está sob a proteção da licença Creative Commons 3.0.